19.8.08

Mãos de Fada



Quem não gosta de receber um carinho?

Ainda mais se for com mãos macias e bem cuidadas...

As mãos são vítimas das mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar sua beleza.
Seguindo algumas dicas simples e usando os produtos certos, você conquistará mãos de fada, dignas de aplausos!


Mão também envelhece

Assim como o rosto, as mãos estão expostas aos fatores determinantes do envelhecimento como: exposição solar, manchas, vento, frio, ressecamento excessivo, que se dá pelo contato com produtos químicos como os detergentes, talco, borracha.

Além disso, as alterações hormonais naturais do avanço da idade, como no caso da menopausa, onde há uma diminuição do estrógeno, levam ao ressecamento e diminuição da elasticidade. Para afastar o problema, use e abuse de cosméticos à base de ácidos glicólicos ou retinóicos, que podem ser adquiridos nas farmácias ou manipulados a pedido do seu dermatologista.


Proteja-se

Como não poderia deixar de ser, é obrigatório o uso de protetor solar diário. Uma dica de ouro que deve ser sempre seguida: ao lidar com produtos de limpeza ou efetuar tarefas na água, utilize luvas de proteção específicas. Elas custam pouco e garantem mãos muito mais bonitas.


Hidrate sempre

Hidratar a área diariamente deve ser um ritual repetido sempre que lavamos as mãos. As melhores opções são os cremes à base de uréia, lactato de amônia e silicone, que formam uma espécie de película protetora sobre a derme, o que evita a perda de água e a ação de agentes externos.


Unhas e cutícula

As unhas também devem ser lembradas na hora da hidratação. Utilize um pouco de óleo de amêndoas ou de cravo, facilmente encontrados em farmácias de produtos naturais. Eles hidratam a cutícula e deixam um cheirinho bom. As cutículas nunca devem ser removidas totalmente, pois atuam como uma barreira natural de proteção contra infecções. Unhas fracas e quebradiças? Aposte nas cápsulas de gelatina, ferro, ou uma solução fortalecedora, que contenha substâncias endurecedoras. A saúde das unhas está muito ligada à alimentação: uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las em ordem.Tanto as unhas das mãos como as dos pés são focos de micoses.Para evitá-las é importante manter a região sempre seca.


Evite as manchas

As manchas aparecem por uma produção irregular de melanina, que se concentram em determinadas áreas.As causas são variadas, mas originam-se, principalmente por fotoenvelhecimento e alterações hormonais.O tratamento de manchas inclui o uso de ácidos, despigmentantes, peelings, cauterização químicas e até o uso do laser. Cada caso deve ser estudado pelo médico dermatologista, para que a região seja tratada de forma adequada e com resultados satisfatórios.RenovePara finalizar os cuidados com as mãos, faça uma esfoliação semanal para retirar as células mortas.Se desejar causar ainda mais impacto, aplique luvas de parafina, um tratamento disponível em vários salões de beleza e clínicas de estética à base de um preparado cosmético que lembra cera, que deixa a pele com um toque suave e revitaliza os tecidos, nutrindo em profundidade.



Dra. Ana Maria Albuquerque

Desintoxicando os cabelos

No dia-a-dia aplicamos diversos produtos. São shampoo’s, condicionadores, cremes para pentear, os chamados leave-in, mousses, reparador de pontas, etc.
São tantos produtos em que chega o momento em que é preciso neutralizar todo esse arsenal de produtos que aplicamos nos cabelos.
Conforme vamos lavando e aplicando os mais variados produtos, vão permanecendo resíduos nos fios. Com o tempo o cabelo vai ficando com aspecto pesado e sem brilho, assim como acontece com o banho de mar e piscina.
É aí que entra a função do shampoo anti-resíduo. Como o próprio nome já diz, ele tem a função de realizar uma limpeza profunda nos fios. A sua fórmula possui uma quantidade maior de tensoativos com a função de "absorver" os resíduos dos fios, de modo que quando há o enxágüe eles sejam eliminados. Assim o seu cabelo fica “desintoxicado” do excesso de química e de elementos como o cloro e sal, no verão.
Lembre-se que fatores como uma boa saúde, alimentação e a qualidade de qualquer shampoo são importantes para a saúde de seu couro cabeludo e conseqüentemente para a beleza dos fios.
Leia as instruções de uso de cada shampoo e use-o segundo as recomendações de cada fabricante, a maioria sugere uma aplicação semanal do produto.
Depois de “desintoxicados” seus cabelos estão prontos para um novo tratamento e uma boa hidratação.


Lave seus cabelos de forma correta


Lavar os cabelos em casa, durante o banho, parece algo que todo mundo sabe fazer. No entanto, as pessoas cometem erros que acabam comprometendo a beleza dos cabelos.

Aqui vai algumas dicas:


· Água muito quente faz mal aos cabelos pois os deixa fracos e sem brilho. Procure lavar os cabelos com água morna ou fria. Aliás, a água fria funciona como uma hidratação natural;


· Escolha o tipo de shampoo de acordo com seu couro cabeludo. Ainda que os fios sejam secos, se a raiz for oleosa, opte por shampoo para cabelos oleosos;


· Nunca aplique condicionador no couro cabeludo mesmo que seus cabelos sejam secos. O condicionador, embora indispensável, desequilibra o PH do couro cabeludo e produz descamações ou óleo em excesso;


· Se o couro cabeludo está com descamação ou excesso de oleosidade, a melhor pedida é usar um shampoo de limpeza profunda. Em casos mais graves, é recomendável procurar um dermatologista. Em ambas as situações, é interessante parar de usar condicionador até que o problema seja resolvido;


· Após aplicar condicionador nos cabelos, enxágüe bastante os fios. Não os deixe nem com máscara de tratamento. O excesso destes produtos torna o cabelo opaco;


· Ao finalizar o processo de lavagem – com shampoo e condicionador – é importante usar um leave-in. Trata-se de um produto importante para proteger os fios. Mais importante ainda é escolher um tipo que se adeque ao seu tipo de cabelo;


· Quem pratica natação ou hidroginástica precisa redobrar os cuidados: lave o cabelo imediatamente após o término das aulas com shampoo anti-resíduos. Máscaras de tratamento e ampolas de hidratação são igualmente importantes;


· É importante ter em casa os seguintes produtos: shampoo, condicionador, leave-in, máscara e ampolas de hidratação. É recomendável procurar marcas de qualidade porque pressupõe-se que elas não contém sal e tem PH compatível com as necessidades do cabelo;


· Uma hidratação é sempre bem vinda. As máscaras de tratamento devem permanecer nos cabelos por 20 minutos, em média, e dispensam o uso de toucas térmicas. As ampolas têm ação mais rápida, em geral, 5 minutos são suficientes. Dispense as receitas com itens como frutas, iogurte, mel, ovos, por exemplo: os cosméticos estão muito avançados e trazem resultados rápidos e eficientes.

Cuide dos seus pés!


Sete cuidados indispensáveis


Não basta, apenas, vistitar a pedicure. É importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar!


Eis alguns cuidados que deve ter em conta, todos os dias:


Lime os pés

A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
Pés macios

Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massajar os pés com o creme.
Unhas impecáveis

Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.
Cuidado com a cutícula

Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
Lave os pés

Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um duche. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.
Protector solar

Na praia, coloque protector solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.
Calos: o que fazer?

O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

As melhores armas para parecer 10 anos mais jovem


Conheça técnicas de última geração para deixar o seu rosto lisinho, macio, suave.

Os tratamentos são simples e irão deixar a sua pele perfeita


Para chegar aos 30 com pele de 20

Nessa fase começa a ser cobrado o preço dos anos de exposição ao sol na forma de manchas, sardas e linhas de expressão sutis. O cansaço físico merece atenção, já que sob estresse a cútis ganha olheiras e perde o viço. Com os cuidados corretos, é possível eliminar os problemas.
Tratamentos que valem a pena
- Fraxel: laser que permite o rejuvenescimento fracionado, ou seja, somente nas áreas prejudicadas, mesmo as muito pequenas. Ideal para reverter manchas de sol, rugas finas, linhas de expressão e cicatrizes de acne. São necessárias, em média, cerca de cinco sessões para conseguir resultados satisfatórios.
- Peeling de cristal: provoca uma descamação superficial e minimiza manchas e cicatrizes discretas por meio do lixamento da pele. Recomenda-se fazer uma sessão a cada oito dias, durante seis semanas.
- Pó de pérola: máscara aconselhada para peles ressecadas, desvitalizadas, cansadas e desnutridas, tem ação clareadora, anti-radicais livres e antibactericida. O tratamento exige, no mínimo, cinco sessões semanais, mas a pele fica sedosa e mais clara logo na primeira.
- Vitamina C injetável: basta uma única aplicação em torno dos olhos para clarear olheiras. Quanto mais sessões, melhor a aparência.
- Cool Touch: laser cuja energia é liberada pela ponteira por meio de um spray gelado. Combate os primeiros sinais de flacidez cutânea e de envelhecimento, além de tratar cicatrizes de acne. É possível fazer 15 sessões, uma por mês.
- Dermawave: se você abusou do sol e agora sofre as conseqüências, vai amar este equipamento que reúne as técnicas do ultra-som (ondas sonoras) e eletroterapia (ondas elétricas). Dez aplicações, uma ou duas vezes por semana, reestruturam os tecidos, ativam o colágeno e atenuam as manchas.
- Starlux: laser que elimina manchas e sardas e remove com sucesso aqueles vasinhos indesejáveis nas maçãs do rosto e no nariz. São necessárias de quatro a seis sessões, com intervalos mensais.
- Vinhoterapia: máscaras à base de vinho, cuja composição é rica em polifenóis (elementos antioxidantes), servem para amenizar os primeiros sinais, além de hidratar e revitalizar a cútis.


As cirurgias mais indicadas
- Rinodinâmica: a operação devolve a harmonia àquelas que, quando sorriem, parece que a ponta do nariz “encosta” no lábio superior, deixando à mostra a gengiva e envelhecendo a aparência. Com anestesia local, a incisão é feita nos músculos relacionados ao movimento, na mucosa do lábio superior. O resultado é um rosto harmônico.


Para chegar aos 40 com pele de 30

Na idade da loba, a perda de firmeza e de elasticidade da pele do rosto e do pescoço começa a se tornar visível, assim como as marcas em torno dos olhos. Técnicas que estimulam a produção de colágeno e procedimentos cirúrgicos simples devolvem o tônus e reduzem as rugas de maneira natural.
Tratamentos que valem a pena

- Máscara de rubi: peeling de quatro camadas de ácidos despigmentantes (láctico, azelaico e vitamina C, por exemplo) e aditivos (vitamina K e retinol) removem manchas de sol, clareiam cloasmas e melasmas e dão brilho e vitalidade ao rosto.
- Quantum: aos 40, a firmeza do pescoço começa a ser prejudicada. Este laser, que utiliza o princípio da luz pulsada, age nos níveis profundo e superficial da pele, estimulando o colágeno e melhorando a tonicidade. O número de sessões varia conforme o caso.
- Accent: equipamento de radiofreqüência, emite ondas que combatem a perda do tônus do contorno do rosto e do pescoço, com conseqüências positivas para a sustentação da pele. Cerca de quatro sessões apresentam resultados.
- DMAE Injetável: são injeções da substância tensora que podem ser aplicadas na camada superficial da derme ou no músculo, promovendo um efeito lifting imediato. A longo prazo tem benefício cumulativo, pois melhora a firmeza.
- Fio biológico: confeccionado com poliuretano, derivado do óleo de mamona, pode ter de 8 a 12 cm de comprimento e lembra uma espinha de peixe. O médico o coloca no tecido celular subcutâneo, com anestesia local, e a “levanta”. É autodegradante e estimula a produção de colágeno durante dois anos.
- Isogei: esse aparelho de origem italiana promove a torção e a contração da musculatura facial, enrijecendo-a. A aplicação de máscaras tensoras, na seqüência, potencializa o resultado. O número de sessões depende do estado da cútis.As cirurgias mais indicadas
- Helpmed Advanta: o nome se refere, na verdade, a tirinhas confeccionadas com politetrafluoretileno expandido (ePTFE), material implantado definitivamente na região nasogeniana (o odiado “bigode chinês”) ou nas preguinhas em cima dos lábios, comuns em quem fuma. Requer anestesia local e apresenta efeito muito duradouro.
- Minilifting: indicado para peles que ainda têm uma certa elasticidade, reduz linhas suaves de expressão. É feito um corte na parte da frente da orelha, que permite puxar a pele do rosto no sentido vertical, fazendo sumir as ruguinhas. O médico decide o tipo de anestesia.


Os melhores cremes

Cosméticos com DMAE e com substâncias estimuladoras do colágeno são obrigatórias nessa fase da vida para quem deseja continuar sempre bela. Dê preferência a produtos anti-rugas, mais concentrados e de efeito lifting, que têm efeitos imediatos e a longo prazo.


Para chegar aos 50 com pele de 40

A flacidez cutânea é mais acentuada no pescoço, e as rugas são bem encrustadas. Vale a pena investir em preenchimentos, peelings profundos e em métodos com resultados duradouros, como a toxina botulínica.


Tratamentos que valem a pena
- Ácido hialurônico: substância de origem animal (encontrada até no nosso organismo), é injetada nos lábios para rejuvenescê-los de forma natural, preenchendo as ruguinhas finas e aumentando o volume. O número de sessões, que exigem anestesia local, varia conforme cada caso.
- Bioplastia: trata-se de um preenchimento (com anestesia local) à base de polimetilmetacrilato (PMMA), substância aceita sem problemas pelo organismo, com microcânulas. Serve para remodelar o rosto e disfarçar sulcos e marcas profundas.
- Peeling profundo: à base de fenol ou laser de CO2, atinge as camadas mais profundas da pele e, portanto, é necessário anestesia local. Leva à formação de crostas, que proíbem a exposição solar e demoram até 21 dias para cair. O resultado é uma pele sem manchas, mais lisa e livre de rugas finas.
- Toxina botulínica: componente químico aplicado no nervo dos músculos responsáveis pela contração facial com o objetivo de paralisá-los temporariamente (seis meses, em média). É necessário cautela: mais que duas aplicações por ano podem resultar em perda da expressão do rosto ou enfraquecimento dos músculos.
- Thermacool: é uma técnica cara, mas extremamente eficiente, pois o efeito de uma única sessão dura dois anos. São ondas eletromagnéticas que aquecem o colágeno, enrijecendo a pele remodelando-a. O estímulo é tão forte que a produção de colágeno fica estimulada por seis meses.
- Sculptra: produto injetável à base de ácido poliláctico. As substâncias reagem com a própria pele e revitalizam o rosto, diminuindo a flacidez e atenuando rugas finas. Bastam três sessões, com intervalos de um mês. O efeito dura dois anos.As cirurgias mais indicadas
- Rinoplastia: serve para levantar a ponta do nariz sem modificar a base. Em geral, parte da cartilagem é raspada ou sofre pequenas incisões. O tipo de anestesia varia conforme a paciente.
- Blefaroplastia: tem de dois tipos, a inferior e a superior. A primeira consiste na remoção daquelas indesejáveis bolsinhas de gordura sob os olhos por meio de um corte por dentro da raiz inferior dos cílios. Já a blefaroplastia superior elimina o excesso de pele das pálpebras. A anestesia é local.
- Lifting: ideal para esticar rugas profundas e puxar o excesso de pele flácida da face ou do pescoço. Requer sedação e anestesia geral. A incisão é feita na região das têmporas, dentro do couro cabeludo. O resultado definitivo só aparece depois de seis meses, tempo necessário para a maturação das cicatrizes.



Dica fashion, não?


bjim

Dicas de Maquiagem


Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele:
A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade;
A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia;
O hidratante deve ser de preferência com filtro solar.

Cuidados Especiais para Peles Oleosas

Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.
Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.
Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros.
Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Como Aplicar a Maquiagem
1. Base Facial
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e “iluminar” o rosto.

2. Corretivos
Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.

3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)
A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma “máscara”.
A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.

4. Sombra
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.
A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.

5. Delineador
Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.
Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.
Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.

6. Rímel
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.
Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

7. Blush
Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.
Se quiser “alargar” seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.

8. Batom
Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.
Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.

9. Limpeza da maquiagem
Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar. O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem.Caso não tenha o demaquilante, use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o excesso e depois use um tônico facial. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele. E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação.

Como tingir o seu cabelo?


Se seus cabelos estão fracos, sem brilho, quebradiços e/ou com pontas duplas, a tintura pode maltratá-los ainda mais. Primeiro cuide do seu cabelo, e então mude o visual.Vamos agora ao passo-a-passo na hora de comprar a tinta ou tonalizante:


1- Escolha uma cor que você tenha certeza que vai gostar. Escolha uma cor que sempre gostou, observe, pesquise. Nem sempre o tom que você quer fica bem em você. Converse com o seu cabeleireiro.
2- Não faça uma mudança radical logo de cara. Se você é morena, não decida ser loira assim de repente. Opte por outra cor primeiro, pois mudanças radicais nem sempre agradam.
3- Prefira tinturas sem muitos componentes químicos. Quanto menos amônia, formol, etc., melhor para seus cabelos.
4- Escolha uma cor que você encontre facilmente. Não adianta comprar uma cor que você só viu em um lugar, pois se este lugar decidir simplesmente não vender mais aquela cor, você já viu que desastre.
5- Escolha uma marca de sua confiança. Isso é necessário pois há diferenças de componentes entre uma marca e outra e não é aconselhável ficar sempre mudando de marca.


Agora, você mesma pode pintar seus cabelos:
1- Siga as instruções da embalagem à risca. Se achar que não consegue, melhor ir a um salão.
2- Distribua bem a tinta sobre os cabelos, uniformemente, para não manchar.
3- Não guarde a tinta para uso posterior. A tinta oxida e pode perder suas propriedades.
4- Deixe agir o tempo certo. Ficar mais tempo com a tinta não vai fazer com que ela “pegue” mais no cabelo. Ela tem um tempo de ação, passado este tempo ela pode danificar os cabelos ou simplesmente não agir mais.
5- Enxágüe toda a tinta. Não importa quanto tempo demore, não deixe de forma alguma a tinta sobre o cabelo, pois pode danificar seriamente os fios.


Agora você já pode sair linda de casa sem ter os seus cabelos manchados ou quebradiços!