16.7.09

Dicas para unhas

Para o esmalte secar mais rápido: Evite o excesso de esmalte, limpando bem o pincel na borda do vidro antes de aplicá-lo nas unhas. Mergulhar as mãos em um pote com água bem gelada, ou usar um óleo secante logo depois de pintar.

Sobre o tempo correto de retirada do Esmalte: Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o esmalte começa a descascar é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Antes de passar o esmalte novamente, use sempre uma base fortalecedora.

Já para você que deseja que o esmalte dure mais tempo a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada, logo após a pintura. Isso retira o excesso, o qual é o responsável pelo descascamento das unhas.

Para evitar que o esmalte fique cheio de bolhas, faça o seguinte: após pintar as unhas, mergulhe os dedos em um pote ou copo com água bem fria, assim você estará evitando as bolinhas indesejáveis e a sua unha secará mais rápido.

Cuide bem das Unhas

Quem ainda não reparou numas unhas bem arranjadas e tratadas? A saúde das unhas são indicadores do estado geral de saúde, pelo facto de determinadas anomalias das unhas poderem estar relacionadas com a saúde do organismo, esta é uma razão para estar em alerta. Além da boa imagem que está subjacente a umas unhas bem tratadas e bonitas.

Existem diversas patologias, unhas encravadas, unhas amarelas, porém a infecção das unhas por fungos (onicominose) é mais frequente.

É indispensável referir cuidados a que se deve ter para evitar. Os hábitos higiénicos são extremamente importantes, quer na prevenção quer no tratamento da onicominose. Como por exemplo, deve ocorrer lavagens frequentes, evitar o uso de detergentes, evitar calçado apertado e e fechado, não andar descalço em pisos húmidos (saunas, piscinas, banho turco), verificar se existe procedimentos de esterialização dos utensílios de manicure e pedicure.

Se suspeitar de alguma alteração da unhas consulte um especialista. Nestes casos, serão os dermatologistas e podolistas, os técnicos mais indicados para diagnosticar e tratar correctamente a sáude das unhas.

Protetor Solar, SEMPRE!

Os protetor solar é extremamente importante na prevenção de rugas e cancros de pele. Parte da radiação solar, radiações ultravioleta A (UVA) e B (UVB) podem alterar a estrutura da pele e induzir a alterações cutâneas a curto prazo, como queimaduras solares, manchas, e a longo prazo, aceleramento do envelhecimento da pele, consequências nada agradáveis para a beleza da pele. Apesar de estes cuidados a falta de energia solar inibe a produção de Vitamina D.

O Sun Protection Factor (SPF) é o indicador da capacidade de protecção solar para proteger das queimaduras solares. Quanto maior for o número, maior é o poder de protecção. Estes valores variam, e há que ter sempre em conta, visto que é o grau de protecção que o creme tem como características. Além das diferentes marcas do mercado o SPF é o primeira informação acerca do creme que se deve verificar.

O protetor solar deve ser aplicado a cada 2 a 3 horas. E ainda se deve aplicar o protector 15 a 30 minutos antes da exposição solar, seguido de uma nova aplicação entre 15 a 30 minutos depois da exposição solar. Deve se ter mais atenção e aplicar mais protector depois de ir ao banho, por exemplo.

Deverá ter sempre em atenção a exposição solar, evitar o sol sem a aplicação do protetor solar, usar roupas adequadas, chapéus, bonés, óculos de sol. E para todas as pessoas que utilizam solários, estas também devem se proteger de forma ainda mais intensiva, visto que estas estão submetidas a mais radiações, minimizando os riscos a que estão expostas.