5.8.09

Creme e os alimentos certos afastam as rugas


Nos cosméticos ou no prato, ativos antioxidantes que alisam a pele.



Para conquistar uma pele de diva, a alternativa certeira é contar com a ajuda de elementos antioxidantes, que varrem os radicas livres das células. Funciona assim: essas poderosas substâncias eliminam as toxinas que vão se acumulando ao longo do tempo na nossa cútis. E por que essa turma é tão danosa? Por que, quando em excesso, os radicais livres, colaboram com a degradação acelerada do colágeno e da elastina; diminuem a atividade celular; além de desidratar a derme e a epiderme. É aí que a flacidez, rugas e perda de luminosidade dão as caras.

A parte boa é que os ativos antioxidantes podem ser encontrados tanto no supermercado, como na uva e no chá verde, por exemplo, ou a partir dos extratos desses alimentos colocados na formulações de produtos antienvelhecimento. Mas e agora? Apostar nas comidinhas ou no potinho manipulado ou industrializado? De fato, as diferenças existem.

Eles não possuem a mesma efetividade (resultados), mas sim o mesmo efeito (função) que, em se tratando de substâncias iguais, devem ser semelhante. "Quando ingerimos alimentos ricos em antioxidantes, sua absorção no aparelho digestivo e a distribuição através da circulação permitem que o organismo como um todo receba estes elementos, além de outros nutrientes. E, quando são aplicados diretamente sobre a pele, será usado apenas o princípio ativo, que atuará de forma mais direcionada e com a dosagem adequada no tratamento das rugas", explica o dermatologista Ademir Jr., de São Paulo.

Mesmo assim, os cremes e loções também não são 100% aproveitados pelo organismo. Ainda existe a barreira da pele, que permite que apenas 5 a 8% dos princípios ativos dos cosméticos sejam absorvidos. Chegamos à conclusão de que se potencializarmos o efeito de "dentro para fora" (alimentação) e também o de "fora para dentro" (cosmético), podemos ter uma ação sinérgica que beneficiará o paciente , avalia a dermatologista e nutróloga Paula Cabral, da clínica Hagla, do Rio de Janeiro.

Será que são iguais?
A seguir, fizemos um comparativo entre alimentos e cremes, ricos em substâncias antioxidantes, para saber se eles trazem os mesmos benefícios para a beleza, em suas devidas proporções, quando são consumidos e se forem usados na forma de cosmecêutico.

Chá verde
Para consumo: proveniente das folhas da Camellia sinensis, a bebida é rica em antioxidantes flavonóides, têm ação anti-inflamatória, estimula a regeneração da pele e favorece o emagrecimento.

Nos cosméticos: promete recuperar o viço da pele e dos cabelos, além de auxiliar no tratamento de celulite e gordura localizada. "Na formulação tópica, o chá verde tem muito mais efeito hidratante e calmante do que rejuvenescedor", explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Frutas cítricas
Para consumo: laranja, acerola, abacaxi, morango, entre outras, são ricas em vitamina C, que assume diversas funções, entre elas a de recuperar vasos sanguíneos, melhorar a condição de imunidade do organismo e fortalecer a pele.

Nos cosméticos: a aplicação de vitamina C estimula a formação das fibras de colágeno, que são responsáveis pela elasticidade e flexibilidade da pele. Além disso, protege contra os malefícios da radiação ultravioleta e atua no clareamento de manchas, tornando-se uma boa opção para aqueles que não podem usar ácidos. "Os produtos que contém a vitamina C à 10% de concentração têm demonstrado efeitos bastante positivos no tratamento do fotoenvelhecimento, por isso essa é considerada a dosagem ideal para se alcançar melhores resultados. Entretanto, com esse percentual, a vitamina C só é encontrada em produtos manipulados", explica Paula Cabral.

Uva
Para consumo: é lotada de antioxidantes potentes, os polifenóis, que combatem o envelhecimento da pele. A uva e o suco de uva contêm 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater as rugas. Eles encontram-sei nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casa, maior o seu poder antioxidante.

Nos cosméticos: no combate as rugas, possui a vantagem dos polifenóis, mais poderosos, sobre os demais agentes antioxidantes, como as vitaminas C e E, além de possuir atividade estimulante de produção de colágeno . As uvas são utilizadas como ingrediente em loções, e o vinho, em banhos aromáticos. Suas propriedades ajudam a tonificar a pele e causam uma leve esfoliação.

Dmae (Dimetilaminoetanol)
Para consumo: a substância, responsável pela contração muscular e pela multiplicação de fibroblastos - células responsáveis pela sustentação da pele -, é produzida em pequena quantidade pelo nosso organismo. Mas pode ser encontrada em peixes como o salmão, sardinha e anchova. O elemento atua nas fibras musculares, tornando-as mais firme e viçosa.

Nos cosméticos: o ativo tensiona os músculos, esticando a pele, causando um "efeito lifting". "É um erro achar que o Dmae é o "botox em creme", porque seu efeito é justamente o oposto. Enquanto ele estimula o músculo, a toxina butolínica bloqueia", esclarece Paula Cabral. Portanto, o Dmae é bastante indicado para casos de flacidez. As áreas mais beneficiadas são o contorno dos olhos e da boca, laterais do rosto e pescoço.

Segundo especialistas, os efeitos imediatos não são milagrosos, mas a substância ajuda a retirar o ar de expressão cansada e contribui para suavizar linhas de expressão menos profundas. A maior rigidez da pele pode ser notada depois de dois meses de uso. Mas somente depois de quatro meses a pele fica mais firme. Após este período, os resultados permanecem por oito meses.

Castanha do Pará
Para consumo: Rica em selênio, é um alimento essencial para o crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas. "O cuidado fica por conta da superalimentação, que pode levar a um excesso do mineral no sangue e alterar as reações metabólicas do organismo", acrescenta o dermatologista Valcinir Bedin. Uma castanha por dia é suficiente para suprir todas as necessidades de selênio do corpo humano.

Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, a fruta oleoginosa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

Nos cosméticos: os produtos à base da castanha são os mais indicados para peles secas por conter propriedades emolientes e lubrificantes. Seu princípio ativo auxilia a formar um filtro de proteção que evita a perda da oleosidade natural da derme. O extrato da castanha é um excelente condicionador de cabelo, enquanto o óleo é um ótimo hidratante para a pele.


Fonte:Yahoo