![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_HRFHOEqpMMDJvUedC2tgp_KuUbSactDkrX_alH-zwx5au-hbNQHzFCunNXFLUp1xk28xUhBFOpk93eV5WFJuLF_nenNiP39lPR5x_fb-nFrnF5dkClM2wgtcLfkWAq4HEKmFXdmcVhbx/s320/raiva.jpg)
"Quando os cabelos estão claros, fica mais fácil reverter o procedimento da coloração. Mas, para os tons escuros e vermelhos, a dificuldade é enorme e a paciência precisa existir. Tinta sobre tinta é sempre um assunto complicado", explica o cabeleireiro Marcos Souza Lima, do Studio Yes, da unidade Alphaville. Confira as dicas do profissional para corrigir o problema .
1. Qual a primeira atitude que deve ser tomada após perceber que a coloração deu errada?
Procure um profissional para entender o que aconteceu e para ajudá-la a resolver o problema. Colocar mais tinta nos fios, em casa, pode piorar o quadro e danificar ainda mais as madeixas. Se o processo foi feito por um cabeleireiro, o mais indicado é buscar auxílio com o mesmo.
2. Qual a coloração mais difícil de sair dos fios?
Com certeza, é o preto. Pois a cor agrega todos os tons e segue uma sequência de descoloração: vermelho, laranja, amarelo e, por fim, o loiro. Por isso, o processo é complicado. O processo de uniformização desse cabelo é muito difícil. Pigmentos avermelhados também são bastante delicados de sair.
3. Passar uma outra tinta por cima resolve?
Aplicar outra tinta para tentar resolver pode ser a pior atitude. Cor em cima de cor, para quem não entende, pode ser pior a situação. A minha dica é que a mulher procure um profissional e peça opinião. Assim, ela consegue entender que o processo de conserto é muito complicado.
4. Passar xampu antirresíduos é uma solução? Estraga os cabelos?
Depende muito da coloração que é usada. As versões profissionais têm uma fixação melhor, por isso o xampu antirresíduos não interfere tanto, agora se a coloração não for profissional pode dar uma diferença muito grande de lavagem para lavagem. Vale lembrar que o recomendado é usar esse tipo de produto para limpeza profunda a cada 10 ou 15 dias. Com intervalo menor do que isso, o cabelo pode perder nutrientes, ficar opaco e quebradiço.
5. Descolorir os fios é arriscado? Qualquer pessoa pode descolorir os cabelos?
Não é aconselhável descolorir os fios em casa, já que o uso de produtos e de técnicas associada a descoloração pode resultar em catástrofes. Pessoas que usam relaxamento , ou algum produto que tenha a base química, deve evitar o uso de descolorante. O processo de descoloração pode ser bom ou ruim, depende muito de como é usado. Quando o tempo de aplicação for respeitado e, com bastante profissionalismo, o procedimento é indicado para os casos de erro de tintura.
6. Esperar a tinta sair é a melhorar solução?
Sempre é realizado um diagnóstico. Cada caso exige uma aplicação de tom para neutralizar a cor. Depende da marca do produto , mas o tom que suaviza o vermelho, por exemplo, é o mate (verde), assim, puxando a cor para o marrom podemos solucionar o problema.
7. E o preto? Só sai com descolorante?
Hoje existem produtos que ajudam o processo de retirada do preto. Eu, particularmente, prefiro trabalhar com mechas finas e grossas, respeitando o tom que o cabelo consegue chegar. Dessa forma, alcanço uma cor que possa ser modificada.
8. Fazer mechas pode ajudar a disfarçar, enquanto a tinta não sai?
As mechas sempre são uma solução considerável. Pois elas disfarçam muito. Feitas com qualidade, quando respeitam espessura e tom certo, elas são a solução perfeita.