12.7.09

Reverta os efeitos de uma coloração desastrosa

Deixar os cabelos com cor de chocolate ou optar pelo loiro sedutor, fazer mechas ou até variar com um vermelho radiante. Tingir os cabelos é uma ótima alternativa para mudar e valorizar o visual. E a facilidade na aplicação das tinturas faz com que a mulherada opte por realizar o processo em casa mesmo. Mas e quando o resultado não agrada? Tem conserto?

"Quando os cabelos estão claros, fica mais fácil reverter o procedimento da coloração. Mas, para os tons escuros e vermelhos, a dificuldade é enorme e a paciência precisa existir. Tinta sobre tinta é sempre um assunto complicado", explica o cabeleireiro Marcos Souza Lima, do Studio Yes, da unidade Alphaville. Confira as dicas do profissional para corrigir o problema .

1. Qual a primeira atitude que deve ser tomada após perceber que a coloração deu errada?
Procure um profissional para entender o que aconteceu e para ajudá-la a resolver o problema. Colocar mais tinta nos fios, em casa, pode piorar o quadro e danificar ainda mais as madeixas. Se o processo foi feito por um cabeleireiro, o mais indicado é buscar auxílio com o mesmo.
2. Qual a coloração mais difícil de sair dos fios?
Com certeza, é o preto. Pois a cor agrega todos os tons e segue uma sequência de descoloração: vermelho, laranja, amarelo e, por fim, o loiro. Por isso, o processo é complicado. O processo de uniformização desse cabelo é muito difícil. Pigmentos avermelhados também são bastante delicados de sair.
3. Passar uma outra tinta por cima resolve?
Aplicar outra tinta para tentar resolver pode ser a pior atitude. Cor em cima de cor, para quem não entende, pode ser pior a situação. A minha dica é que a mulher procure um profissional e peça opinião. Assim, ela consegue entender que o processo de conserto é muito complicado.
4. Passar xampu antirresíduos é uma solução? Estraga os cabelos?
Depende muito da coloração que é usada. As versões profissionais têm uma fixação melhor, por isso o xampu antirresíduos não interfere tanto, agora se a coloração não for profissional pode dar uma diferença muito grande de lavagem para lavagem. Vale lembrar que o recomendado é usar esse tipo de produto para limpeza profunda a cada 10 ou 15 dias. Com intervalo menor do que isso, o cabelo pode perder nutrientes, ficar opaco e quebradiço.
5. Descolorir os fios é arriscado? Qualquer pessoa pode descolorir os cabelos?
Não é aconselhável descolorir os fios em casa, já que o uso de produtos e de técnicas associada a descoloração pode resultar em catástrofes. Pessoas que usam relaxamento , ou algum produto que tenha a base química, deve evitar o uso de descolorante. O processo de descoloração pode ser bom ou ruim, depende muito de como é usado. Quando o tempo de aplicação for respeitado e, com bastante profissionalismo, o procedimento é indicado para os casos de erro de tintura.
6. Esperar a tinta sair é a melhorar solução?
Sempre é realizado um diagnóstico. Cada caso exige uma aplicação de tom para neutralizar a cor. Depende da marca do produto , mas o tom que suaviza o vermelho, por exemplo, é o mate (verde), assim, puxando a cor para o marrom podemos solucionar o problema.
7. E o preto? Só sai com descolorante?
Hoje existem produtos que ajudam o processo de retirada do preto. Eu, particularmente, prefiro trabalhar com mechas finas e grossas, respeitando o tom que o cabelo consegue chegar. Dessa forma, alcanço uma cor que possa ser modificada.
8. Fazer mechas pode ajudar a disfarçar, enquanto a tinta não sai?
As mechas sempre são uma solução considerável. Pois elas disfarçam muito. Feitas com qualidade, quando respeitam espessura e tom certo, elas são a solução perfeita.